sexta-feira, 5 de junho de 2009

Viagem para o Norte - Dia 3

A aventura continua! De acordo com nosso planejamento mutante, esse era o dia de visitar o Palácio Frederiksborg, em Hillerød, região metropolitana de Copenhagen. Ele é o maior palácio da Escandinávia e foi construido entre 1560 e 1630, abrigando hoje o Museu de História Nacional da Dinamarca.

Logo de cara, o cartão do Luca ficou preso na máquina de comprar bilhetes de trem, e incrivelmente, isso foi bom pra nós. Tivemos que pedir ajuda para as pessoas que trabalhavam ali na loja da estação de trem (onde também vendem bilhetes), e o vendedor demorou aproximadamente 3 segundos para destrancar o cartão dali. Parece ser algo bem corriqueiro :P.

Como já estávamos falando com o vendedor mesmo, aproveitamos para comprar dele mesmo as passagens. Como eu disse, foi bom para nós que o cartão trancou, pois íamos comprar uma passagem mais cara que o necessário (tinha uns 11 ou 12 tipos de bilhetes diferentes), mas o vendedor nos indicou a opção correta.

Resolvido esse problema, embarcamos para Hillerød e lá encontramos o Palácio sem grandes dificuldades. Afinal, não é muito difícil encontrar algo daquele tamanho:

Primeira vista do Frederiksborg

No lago que aparece ai na foto, vive um bom número de patos, marrecos, cisnes, etc. Todos muito acostumados com a proximidade de humanos, tanto que era possível chegar bem perto de um grupo de filhotes de patos, com a mãe pata logo ao lado:

Patinhos

Depois de alguns minutos caminhando em volta do lago e chegamos ao Palácio, que é uma estrutura impressionante:

Entrada para o pátio

Na frente do Palácio

Logo no início da visita, entra-se em uma capela DENTRO do palácio, e, diga-se de passagem, não é qualquer capelinha:

Sim, isso é dentro do Palácio

Maior que muita igreja por ai

Eu e o modesto órgão ao fundo

Como o palácio é hoje o Museu de História Nacional da Dinamarca, o que mais se vê são salas com as paredes cheias de quadros. Muitos quadros. Todas as salas com tetos extremamentes decorados (estilo barroco), mas algumas coisas conseguem se destacar no meio de tanta informação, como por exemplo, um lustre com um veado(!!) em cima:

Mas hein?

Ou então o quadro de uma criança usando um mosquete:

E ela tem uma espada também

Um aposento que também merece destaque é o Great Hall (Grande Salão):

O nome não mente

Em algum momento no passado (obviamente não recordo quando) esse salão foi parcialmente destruído em um incêndio e posteriormente restaurado. Mas também não se podia esperar resultado diferente, com a senhora lareira que existe nesse salão:

Durante as andanças pelo Palácio, foi possível avistar de uma janela os jardins que ainda nos aguardavam:

Encontrei também uma escultura que eu realmente não esperava:

Ruy Cabeção!

Após algumas horas visitando o interior do castelo, fomos ver de perto os jardins que avistamos das janelas. O local é realmente bonito:

Momento "Casacos Tevah"

Que trabalheira deve ser manter isso ai

Para encerrar o post, coloco a última foto que tirei do Palácio, quando estávamos indo embora.

E aqui acaba mais um episódio! Em algum momento no futuro, vem ai o Dia 4! Não perca!