sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia 2 - Os Cartões Postais de Berlin

Depois de não conseguir visitar a cúpula da Dom no primeiro dia, resolvemos que começaríamos por ali bem cedo no dia seguinte. No caso dessa estupideza de igreja, não tem muito o que falar, apenas mostrar:


Construida às margens do Spree


Eu disse que é grande


Um pequeno órgão, como sempre...


... e um altar pobre


Para efeitos de comparação,
o Patrocinador tem 2,02m de altura

No caminho para o domo, há o Museu da Catedral, onde se encontram partes dela de quando foi destruída na 2ª Guerra, também se conta a história da construção, etc.

Um segurança muito atento

Lá do Domo, se tem uma visão interessante dos arredores.

A Torre de TV e a prefeitura (o prédio vermelho)


"Oi, vem sempre aqui?"

Patrocinadora, o Spree e Berlin

Tem algo estranho com aquele prédio...

Após essa visita, fomos caminhando até a Alexander Platz, local onde está a prefeitura e a Torre de TV. A alguns meses atrás, quando eu subi na Torre pela primeira vez, tinha um tempo de espera de 3h. Patrocinadores sortudos pegaram a Torre quase vazia, e sem espera alguma.

Peço que gravem o tamanho da prefeitura


Fonte de Poseidôn na Alexander Platz


Ela é a terceira coisa mais alta da Europa


A 206m de altura, ela parece pequena agora


Fonte de Poseidôn no canto, e Dom ao centro


Berlin é muito² plana

Depois de aproveitar a vista por um tempo, seguimos nossas andanças por Berlin, sendo a próxima para o "Checkpoint Charlie". Ele ficou famoso por ter sido o principal local de passagem de uma Berlin para a outra, durante a existência do Muro.

No caminho, estátua de Friedrich Wilhelm, der Große.

E também uma visitinha ao Bugatti Veyron



"Você está deixando o setor americano",
em inglês, russo, francês e alemão.

Um doce pra quem encontrar
eu e minha mãe nessa foto

Seguindo nosso tour, nos dirigindos para o local onde um pedaço de 200m do Muro ainda está em pé, passamos por uma empresa que aluga Trabantes para passeios.

O possante Trabante

Mas não, não alugamos um :P


Ele, o próprio. Duzentos metros de Muro de Berlin

Bem próximo a esse trecho do Muro, fica a mostra de fotos e textos Topografia do Terror. Enquanto o prédio onde será a exposição permanente não é concluído, ela ficará ao ar livre. O local era antigamente o quartel general da Gestapo, e a mostra conta toda a história da ascensão do Nazismo até o fim da Guerra. Um dia eu ainda leio tudo aquilo.

Um dos cartazes da mostra

Esse dia não acaba tão cedo, e muito menos nossa caminhada. O próximo passo foi ir até o principal cartão postal e símbolo de Berlin, o Portão de Brandenburgo. Como vantagem de estar passeando em um dia de semana, lá também havia pouca gente, o que facilita na hora de tentar bater fotos:


Normalmente essa praça está entulhada de gente

Algumas fanfarronices históricas relacionadas ao portão: em 1806, Napoleão roubou a quadriga que fica em cima do Portão e a levou para Paris. Em 1958, os soviéticos viraram a quadriga, deixando-a com o traseiro apontado para o lado ocidental, o que gerou uma certa dose de atrito entre os dois lados.

Mas estranhas mesmo são as bicicletas(??) que sempre estão ali por perto, para passeios de grupos:

E o mais incrível, elas funcionam

Praticamente ao lado do Portão, fica o Parlamento com seu belo domo de vidro. Mais uma vez, o pouco movimento do dia nos foi bastante útil, pegamos aproximadamente meia hora de fila para entrar. O normal é entre 1h30 e 2h.

Em dias de movimento, a fila vem até esse gramado

A visitação é gratuita e ainda inclui um áudio-guia, com opção de ser em Português, algo raríssimo de se encontrar. E ainda com uma diferença: diferentemente da maioria dos áudio-guias que se encontra por ai, esses são ativados por GPS! Muito legal :)


Coluna espelhada no interior do domo



Agora pelo lado de fora

Como ainda havia tempo sobrando no dia (!), decidimos que iamos visitar também a Kaiser Wilhelm Gedächniskirche, ou "a Igreja destruída". Dessa vez porém, era longe demais para que fossemos caminhando, então pegamos um trem na estação central (Hauptbahnhof), que é perto do Parlamento. Por sinal, a Hauptbahnhof merece algum destaque, já que ela parece um shopping de tão grande.


Por fora...

... e por dentro. E tem mais um
andar que não apareceu na foto

Patrocinadora aproveita e se presenteia

A Kaiser Wilhelm Gedächniskirche é uma igreja que, como quase toda Berlin, foi parcialmente destruída durante os bombardeios na 2ª Guerra. A diferença é que, em 1960, a população votou que ela não fosse reformada e permanecesse como marco e memorial.

Faltam alguns pedacinhos

Imagem de antes dos
bombardeios, para comparação



E agora sim, chegamos ao fim do dia, que rendeu muito. Esse foi apenas o segundo dia, ainda resta muito por vir, então espero conseguir atualizar isso mais rápido :P Fiquem atentos!

4 comentários:

  1. achei vcs naquela foto! quero meu docinho!!

    :D a foto do dia foi teu pai com a maior cara de criança realizada apontando pro carro xD

    o dia rendeu hein :D belas fotos!! parabéns

    ^^ te amo ;@@@@@@@

    ResponderExcluir
  2. Capra, não sei se é porque o lugar ajuda muito, mas tuas fotos estão muito boas!
    E um coisa eu tenho que observar, qualquer carro perto do teu pai, parece carro de brinquedo =D

    ResponderExcluir
  3. PH, tem que ver então a foto que vem no próximo post! :D

    ResponderExcluir